Alternativas de instalação de programas no Ubuntu

Iniciantes em Linux que usam Ubuntu muitas vezes não sabem que existem várias maneiras de se instalar novos programas no seu SO. Vou listar aqui as maneiras mais convencionais, destacando as mais fáceis e as que eu costumo usar.

Central de Programas

É o jeito mais fácil e prático que tem, é só clicar e pronto. A central de programas contém milhares de programas disponíveis pra instalação em apenas um clique.

apt-get

É a mesma coisa do primeiro só que no terminal, baixa qualquer programa dos repositórios. Usa-se da seguinte forma:

$ sudo apt-get install <nome_do_programa>
Scritpts de Instalação

A instalação começa ficar levemente mais difícil se o programa desejado não está nos repositórios padrões da distribuição. Nesse caso existem várias formas de instalação, mas dependem do desenvolvedor. Boa parte dos softwares que eu conheço, disponibilizam algum script de instalação dentro do pacote do programa o que se tem que fazer é apenas descompactar, entrar no diretório via terminal e executá-lo sem segredo. Normalmente como segue:

$ cd <nome_do_programa> 
$./install.sh
Compilando o código fonte

Eu acho que é o jeito mais difícil, e muito raramente eu preciso fazer isso. Mas pra quem é novato e precisa fazer assim, os programas sempre são bem documentados e sempre tem um arquivo chamado README no pacote do programa a ser instalado, nele se encontra um manual de instalação com os devidos “make e make install“, talvez seja preciso instalar algumas dependências aí já é outra história. Eu quase não uso esta opção, muitas vezes utilizo apenas por curiosidade.

Utilizando ppa

É a maneira mais fácil de adicionar endereços aos repositórios. É o que eu mais uso, sempre que preciso instalar algum software que não está nos repositórios eu uso isso. Já costumo fazer a pesquisa no Google assim “add ppa <nome_do_programa>“. Além de ser fácil, as atualizações são automáticas. Temas, ícones, versões mais recentes de programas populares, etc. Abaixo tem um exemplo de uso.

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/libreoffice-4-3
sudo apt-get update
sudo apt-get install libreoffice

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s