Nota

Adaptação ao Sono Polifásico

Vou relatar aqui um resumo do que acontece a cada dia durante a fase de adaptação. Segue um link que dá algumas dicas de como adotar um cronograma de sono polifásico.

DIA RESUMO
Deitei as 4:00 da manhã e levantei as 8:00 sem muitas dificuldades, mas já cometi o erro de tomar café. O primeiro cochilo foi depois do almoço não demorei muito pra pegar no sono, mas foi um sono leve. Acabei perdendo o segundo cochilo por que tinha visita em casa. O terceiro cochilo passou voando, apesar de não ter sido um sono muito profundo.
Já foi um pouco mais difícil levantar do sono principal (4:00 às 7:30) precisei de um pouco de café para não ter sono na hora de estudar, não perdi nenhum dos três cochilos diários, apesar de não ter conseguido pegar no sono mesmo nos dois primeiros. O fato de ter hora certa para pegar no sono e acordar me deixa meio ansioso e isso atrapalha as vezes.
Está ficando cada dia mais difícil para levantar do sono principal, hoje a vontade de voltar pra cama só passou depois do café. Usar o computador também tem ajudado. Nem sempre consigo pegar no sono na hora dos cochilos.
Decidi não tomar café hoje pra ver se durmo melhor nos cochilos. Normalmente na hora que acordo já abro as janelas pra entrar a maior claridade possível. Estou conseguindo dormir melhor na hora dos cochilos.
Hoje começou me dar bastante sono pela madrugada antes do sono principal, mesmo usando o computador. Depois do sono principal continuo com bastante sono. Como era de se esperar, estou muito cansado, e o rendimento fica super comprometido durante os estudos, uma vez que fico o tempo todo bocejando. Procurando meios de não ficar muito tempo parado, fui dar uma volta de skate pra suar um pouco. Ficar parado não é um bom negócio.
Acredito que o cansaço que senti na madrugada de ontem foi devido ter dormido mal no terceiro cochilo, por que hoje estou normal. O sono pela manhã é o pior de todos ainda, estou procurando fazer sempre alguma atividade física pra não ficar parado nesse horário.
Hoje não foi tão difícil de levantar de manhã igual tem sido nos últimos dias, embora também ainda esteja cansado e com sono pode ser que não seja tão difícil assim depois da fase de adaptação.
A dificuldade ao levantar de manhã não muda, e notei que com exceção do primeiro dia da adaptação eu tenho estado num tipo de estado de alerta quando vou dormir. Eu sempre acordo antes da hora meio atordoado como se tivesse perdido o horário, e sempre antes do despertador tocar. Até o momento, isso é mais inconveniente além do cansaço pela manhã. O resto do dia permanece tranquilo, consigo estudar e fazer o que tem para fazer normalmente, com a vantagem que agora tenho bem mais tempo.

Tive visita em casa e sai com os amigos, perdi os dois primeiros cochilos, por isso acabei prolongando mais o terceiro para não ficar muito cansado na manhã seguinte depois do sono principal.

Já são nove dias que estou ficando acordado quase 20 horas por dia. E o cansaço não brinca em serviço na hora de dificultar as coisas todas as manhãs, não tem como ficar parado, por que senão dorme.
10º Hoje pela primeira vez eu não tive tanto sono pela manhã. Espero que continue melhorando assim considerando que já são dez dias de adaptação.

Agora creio que é só continuar, o pior da fase de adaptação já passou. Me considero quase adaptado ao sono polifásico. Vou concluir o que me propus a fazer nesse período de mais horas disponíveis e daqui há algumas semanas voltarei a dormir normalmente.

3 comentários sobre “Adaptação ao Sono Polifásico

    • Hoje não estou mais praticando, voltei minha rotina normalmente. Felizmente, não fez nenhum mal para minha saúde. Só que depois dessa experiência, aprendi a gerenciar melhor meu tempo e ser mais metódico quanto aos horários de sono, sem exageros.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s