Em busca de um IDE para programar em C

Estou precisando programar em C, como não é uma linguagem que domino, ainda estou aprendendo bastante coisa. Então decidi procurar por um IDE que fosse para C assim como o eclipse é para Java, e pesquisa vai pesquisa vem, já experimentei algumas opções. São elas:Interface do Gedit

  • Eclipse CDT
  • Netbeans para C
  • Sublime text
  • Gedit
  • Geany
  • Anjuta
  • Vim

Como IDE completa, os dois primeiros são muito bons, mas sismei que quero um editor mais simples e limpo, digamos que Eclipse e Netbeans com todas as suas janelas e opções deixa a interface meio carregada, como estou em fase de aprendizado. Ficaria com um editor o mais clean possível, gostei muito do vim com seus plugins, está sendo o melhor para o momento. Sublime text é muito bem falado na internet mas para programar em C, não encontrei nada de extraordinário, nada do que o Gedit já não faça. Então cheguei a conclusão de que o sublime é pra desenvolvimento web apenas.

O que parece se a melhor opção em questão de ser limpo e completo é o Vim, pois tem vários plugins que permitem incontáveis recursos e quase todos os que existem no eclipse (eu acho). Mas como nem tudo são flores, tudo tem seu preço. Ele é um editor diferente do convencional, usuários de sistemas Unix-like o conhecem bem, mas considero uma desvantagem a curva de aprendizagem para se ter proveito de todos os seus recursos é muito grande, já tentei várias vezes mas não consegui habilitar e usar os plugins de completar código, tais como, ctags e clang_complete.

Já até procurei estes mesmos plugins para o Gedit mas não encontrei. Experimentei mas não muito, as IDEs Anjuta e Geany, que parecem ser poderosos também, porém também não me surpreenderam muito (acho que estou muito exigente), senti muita falta de um auto completar mais inteligente, por exemplo, na chamada de funções já carregue os parâmetros que a função precisa, assim como o eclipse faz em java.

Conclusão

Por enquanto vou mantendo todos instalados no meu sistema e volta e meia eu troco, preferi o Gedit pra editar, mas na hora de otimizar a compilação o eclipse tem sido muitíssimo útil, os alertas no código que o editor notifica nos livra de muita dor de cabeça. E a função de gerar makefile automático também me ajudou bastante.

2 comentários sobre “Em busca de um IDE para programar em C

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s