Usando algoritmos para prever surtos

Nos últimos dias tenho lido uma série de artigos científicos que propõem algoritmos e heurísticas que estudam o poder de propagação de informações por uma rede social. E o que tem me chamado bastante atenção é que cada vez mais métodos que formalizam padrões de comportamento vão surgindo, de modo que se possa se aprimorar e melhorar o poder de difusão de informação. Isso tem bastante motivação no marketing viral, por exemplo.

Mas o interessante é que pode se estender por muitos outros caminhos, como é o caso do titulo deste texto. Para não me prolongar muito, irei direto ao assunto.

Nas minhas leituras havia me questionado sobre o poder das informações que redes sociais do ponto de vista sociólogo podem fornecer, e daí, me perguntei, será que posso fazer predições apenas com base no comportamento social?

E pelo visto sim, pelo menos é o que eu encontrei num artigo que vi numa página de Harvard. Neste os autores comentam sobre um grande dataset que se construiu no intuito de coletar informações diversas usando mineração de dados. Por meio de alguns algoritmos, os pesquisadores conseguiram prever um surto de cólera, e tem relatos sobre o ebola. O que eu achei sensacional e me deixa muito empolgado, é que esta analise não precisa depender apenas da mineração de dados, existem outras técnicas algorítmicas sofisticadas.

E como diz no texto, combinando o conhecimento de milhões de fontes de informações tais como novos artigos, enciclopédias e incontáveis websites, podem nos permitir antecipar automaticamente crises imprevisíveis até o momento, pensar mais estrategicamente sobre riscos, e preparar a humanidade com visões sobre o futuro baseadas em lições relevantes do passado. Mas é claro que o trabalho por trás disso é imensurável haha

Fonte: Using Algorithms to Predict the Next Outbreak

Um comentário sobre “Usando algoritmos para prever surtos

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s