Considerações sobre o estágio supervisionado de licenciatura em computação

    A alguns dias atrás eu conclui meu projeto de estágio da faculdade, e com isso muita coisa eu aprendi. O estágio consistiu em prática pedagógica pelo fato do curso ser Licenciatura em Computação.

    Neste se aprende que a prática pedagógica pode ser uma atividade muito prazerosa, quando se ensina algo pelo qual se tem interesse é uma atividade muito compensadora, principalmente quando é possível ver que se pode mudar o mundo de quem está ali apenas para ouvir o que se tem a dizer, e aprender tudo aquilo que está tentando ensinar.

    Diante do imensurável aprendizado que pode ser obtido com a prática do estágio seja ela pedagógica ou não, toma-se a liberdade de versar alguns pontos de vistas sobre esta prática no estágio supervisionado do curso de licenciatura em computação.

    Um professor de computação além de boas metodologias de ensino, deve possuir também domínio e segurança no conteúdo apresentado, que vai desde informática básica ao ensino de conteúdos mais aprofundados como programação, além de poder produzir seus próprios meios de ensinar utilizando o apoio da tecnologia. Para isso, pensa-se que outras práticas podem ser trabalhadas no estágio.

    Mais flexibilidade e estimulo à trabalhos que não sejam exclusivamente voltados a prática pedagógica ampliaria mais os alcances deste profissional, uma vez que possuindo unicamente a pratica pedagógica como opção, descarta a possibilidade de que o curso de licenciatura em computação oferece base para o profissional trabalhar nas duas áreas podendo escolher entre ser professor, ou simplesmente outro profissional de tecnologia da informação. Pois a única experiência que o curso pode oferecer hoje em questão de estágio é a de ensino em sala da aula, que na maioria dos casos se limita a conteúdos mais básicos, sendo que coisas maiores poderiam ser propostas e estudadas, resultando até mesmo em publicações cientificas.

    Em grande parte dos casos a prática pedagógica é bem menos trabalhosa, e a forma mais rápida de se concluir a disciplina, mas que tira a possibilidade de quem quer construir algo maior e adquirir maior experiência e notoriedade profissional, o que não precisa necessariamente sair do escopo educacional, softwares educacionais, metodologias de auxilio ao aluno com internet, soluções para melhor aproveitar os laboratórios de informática, em gerenciamento, monitoração, estrutura de redes, controles de conteúdos, entre outros assuntos também envolvem o cotidiano escolar, porém não recebem essa atenção.

    Hoje já é possível ver alguns poucos exemplos de trabalhos diferenciados, mas ainda são raros. A prática pedagógica é sem sombra de dúvida primordial para o profissional de licenciatura em computação, e de maneira alguma um acadêmico poderia sair do curso sem ter tal experiência tão enriquecedora, porém mentes devem ser abertas para outras visões, outros horizontes também podem ser explorados, possibilidades diferentes podem ser estudadas. Com certeza, esta é a vontade de uma pequena minoria dos acadêmicos, mas uma minoria que quer fazer a diferença que não quer apenas o fácil, o comum e sim encontrar novos desafios explorar novas possibilidades de fazer algo novo ao invés de permanecer no mesmo “feijão com arroz”.

    Aquele profissional que fica simplesmente estático no laboratório, apenas para ligar e desligar computadores, é de certa forma visto como uma desvalorização da formação, pois é um profissional que deveria está promovendo inovações no ambiente escolar sabendo aproveitar de todos os recursos que a tecnologia pode oferecer em questão de ensino e educação, o que vai muito além de utilizar um projetor multimídia para apresentar conteúdos. Coisas grandes podem ser produzidas com poucos recursos e a informática oferece essa possibilidade.

Um comentário sobre “Considerações sobre o estágio supervisionado de licenciatura em computação

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s